Cães e gatos também podem ficar gripados como humanos

Veterinária afirma que animais apresentam secreção nasal, também secreção ocular, além de tosse e dificuldade respiratória

A gripe não é exclusiva dos humanos, nossos companheiros de quatro patas também podem ser afetados. Em entrevista ao Pet Brou, a médica veterinária Simone Freitas afirmou que é possível perceber que o animal está desconfortável. Ele vai apresentar secreção nasal, também secreção ocular, além de tosse, dificuldade respiratória e um cansaço maior.

Por isso é importante estar atento aos sintomas e procurar um veterinário para diagnóstico e tratamento adequados. “Pode ser exatamente como nós humanos, sintomas leves ou gravíssimos, a depender do vírus que está acometendo este animal ou bactéria. Então, por exemplo, há vírus que ataca o sistema respiratório que pode levar a um quadro de pneumonia”, destacou Simone.

Ela não deixou também de falar dos gatos e citar a rinotraqueíte felina, uma infecção respiratória de distribuição mundial, também conhecida popularmente como “gripe felina”. “Em relação aos gatos é o que causa mais impacto, porque além de trazer essas alterações do sistema respiratório superior, também acomete a visão desses animais. Então os gatinhos, principalmente os filhotes, sofrem muito”. 

A veterinária ainda reforçou a importância de buscar o diagnóstico para dar o melhor tratamento. “Por isso quando diz assim: gato espirra porque vai chover, não necessariamente. Ele espirra porque pode estar sim com vírus”.

Assista em nosso Instagram a entrevista completa! 

 

 

 

PUBLICIDADE